terça-feira, 19 de julho de 2016

A FAMÍLIA DE BERTHA KAMANN

O pai de Willi, Heinrich Jablinski, conforme consta no batismo da Meta Elizabeth é nascido em Mohrungen (Kerpen).

A mãe de Willi, Bertha Kamann é  nascida em Culmsee (atualmente Chelmza, Polonia), Westpreussen, ver no batismo de Meta, aqui. No FamilySearch aparece  Bertha Emilie Kamann nascida em 24 de agosto de 1861, batizada em 8 de setembro de 1861, veja aqui.

pai: Carl Ferdinand Kamann (padrinho da neta Meta ?) 
mãe: Amalie Dorothea Heise

O pai de Bertha, Carl Ferdinand, faleceu entre 1892 e 1899. Ele declarou o óbito de sua mulher Amalie em dez-1891 e no primeiro casamento da filho Natalie em 1899 consta que os pais do noivo eram infelizmente falecidos, "leider verstorben und zuletzt".

A mãe de Bertha, Amalie,  nasceu em meados de 1834 em Culm (atualmente Chelmno) e faleceu em 6 de dezembro de 1891 em Thorn, aos 57 anos, 6 meses e 25 dias de idade, aqui (fl.187-242). Abaixo, o anuncio do falecimento dela no jornal Thorner Press de 16 de dezembro de 1891.veja aqui.


Por ocasião do falecimento de Amalie, a família morava na Seglerstrasse 13, atualmente rua Zeglarska, ao fundo o rio Vístula, via Google StreetView.



Desse mesmo casal, constam, ainda, no FamilySearch os seguintes filhos (Bertha foi a primogenita):

Ida Amalie Kamann, nascida em 05 de março de 1863 e batizada dia 29 de março de 1863, Culmsee, Westpreussen, veja aqui

Emma Maria Kamman, nascida em 27 de fevereiro de 1865 e batizada dia 05 de março de 1865, Gollub Stadt, Westpreussen, veja aqui

Natalie Ottilie Kamann, nascida em 08 de outubro de 1866 e batizada dia  28 de outubro de 1866, Gollub Stadt, Westpreussen

(No site Ancestry.com, casamentos Berlim 1876-1920,  Natalie Ottilie Kamann aparece 3 vezes, a primeira casada com Carl Recke, depois com Karl Ernest Unger, por fim com Oswald Heinrich Kasten  -  3 casamentos consecutivos).



Acima, assinatura dos noivos e da testemunha Bertha Jablinski, minha bisavó e irmã da noiva, por ocasião do segundo casamento de Ottilie. A outra testemunha, Hugo Otto, é genro de Bertha, marido da sua filha mais velha Alma.

Alma Albertine, nascida em 29 de julho de 1868, veja aqui, no site www.westpreussen.de

Anna Emilie Kamann, nascida em 22 de maio de 1870 e batizada dia 06 de junho de 1870, Briesen, Kulm, Westpreusse, veja aqui

Carl Richard Kamann, nascido em 22 de abril de 1873 e batizado dia 08 de junho de 1873, Sankt Georg Evangelisch Kirch, Thorn, Westpreussen, veja aqui.

Richard casou em Hamburgo em março de 1905, com Frieda Emilie Marie Dittmers, veja aqui no site Ancestry.

Ernest Adolph Kamann, nascido em 07 de janeiro de 1875, batizado dia 14 de junho de 1875 e falecido no mesmo dia em 14 de junho de 1875,  Sankt Georg Evangelisch Kirch, Thorn, Westpreussen, veja aqui.

Família andarilha, 7 crianças nascidas em 4 cidades diferentes.

Sobre a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, leia aqui.







terça-feira, 12 de julho de 2016

VÍSTULA NA VEIA

OS JABLINSKI'S, THORN E A ALDSTADT EVANGELISH KIRCH :

Thorn atualmente a Tórun polonesa, situada na região centro-norte do país, às margens do rio Vístula.




Mapa daqui.

No Registro Civil de Nascimento de Willi Heinrich Jablinski (1895), consta como residência dos pais, a rua Backer nr. 18, atualmente rua Piekary, atrás da igreja em que foram batizados, veja na ampliação do mapa abaixo, marcados em verde no lado esquerdo.


Aspecto da rua Piekary em Tórun (nr.18, edifício vermelho), Atualmente, no local, está o restaurante Cizemka, ou seja, dá pra visitar !!  GoogleStreetView, maio 2012, aqui.



Bisneta de Willi Jablinski no restaurante da rua Backer (atualmente Piekary)

Todos os batismos dos Jablinski's em Thorn foram feitos na Aldstädt Evangelish Kirche (luterana), atualmente Igreja da Sagrado Espírito Santo (católica). leia mais aqui.

Abaixo fotos da Aldstädt Kirche, um pequeno passeio pela cidade clique aqui.  As duas primeiras fotos foram disponibilizadas na pág. do FB Tórun, veja aqui. A última imagem, do GoogleStreetView, de agosto de 2011, aqui.

Quer ver lindissimos postais antigos de Thorn do final sec. XIX, início séc. XX ?? Clique aqui









No final do séc.XIX os avós de Willi Jablinski, Carl Ferdinand Kamann e Amalie Dorothea Heise, viveram na  Seglerstrasse 13, atualmente rua Zeglarska, abaixo. O rio Vístula está ao fundo, após o portal, a primeira foto via Google StreetView, as demais da bisneta de Willi Jablinski.









Mas, o mais gostoso de Thorn, deve ser isto aqui ..... hummmm

Vístula na veia está em Narájow, do poeta paranaense Paulo Leminski, aqui.







terça-feira, 5 de julho de 2016

OS PAIS DE WILLI : BERTHA E HEINRICH

Os pais de Willi, Walter, Alma, Meta, Hedwige, Helene, Kurt e Arthur eram Heinrich Jablinski e Bertha Emilie Kamann.


O pai de Willi, Heinrich Jablinski, era nascido em 2 de outubro de 1853. Filho de ....

pai: Gottfried Jablinski
mãe: Maria Marschall

Estas informações estão no batismo dos filhos Walter e Meta, veja aqui (postagem anterior) e também no seu Registro Civil de Casamento (no fim do post).

Ele nasceu em Kerpen (atualmente Karpowo, Polônia), comunidade rural, no Kreis Mohrungen, Prussia Oriental. Sobre essa cidade (aldeia ? vila ?) com 184 habitantes  e 17 domicilios em 1858, leia aqui e aqui.

Kerpen (Karpowo), a comunidade principal

Kerpen (Karpowo) via Panoramio, aqui

Ele faleceu em Berlim aos 75 anos de idade em 4 de janeiro de 1929 (Standesamt Berlin XI, reg.nº. 28), veja aqui.

Também no batismo de Meta consta a informação de que Heinrich Jablinski seria conhecido como Heinrich Gablinski.


Do pintor surrealista polonês Jacek Yerkas, conheça a obra aqui e aqui.

Segundo a Polish Genealogical Society of America (http://pgsa.org/), em troca de e-mails,  o nome Jablinski é raro e tem origem no centro-norte da Polônia. O nome era usado por homens, a versão feminina seria Jablinska. Ele vem da raiz "jablko", maçã. Um ancestral pode ter sido chamado Jablin, "o homem das maçãs", ou a família pode ter vindo de uma pequena fazenda ou assentamento chamado Jablo ou Jabliny ou algo similar, "lugar de maçãs".
.
Para saber mais sobre sobrenomes poloneses clique aqui


Mapa daqui

A mãe de Willi, Bertha Emilie Kamann, nasceu em Culmsee, no Kreis Thorn, (veja no batismo de sua filha Meta, aqui).  Ela nasceu em 24 de agosto de 1861 e foi batizada em 8 de setembro de 1861, veja aqui. Era filha de Amelie Heise e Ferdinand Kamann, sobre quem falaremos em próximo artigo.



Provável foto de Bertha Emilie nos primeiros anos do séc. XX, pelo Atelier Max Fischer, de Berlim, mais sobre esse fotógrafo leia aqui. Repare no traje e no livro em sua mão. Acervo de Anke Jablinski.

Heinrich Jablinski e Bertha Emilie Kamann casaram dia 14 de julho de 1884, na Igreja Luterana Aldstadt,  Thorn, Prússia Oriental, a mesma igreja onde foram batizados todos os filhos.


Foto da anotação do casamento religioso de Heinrich e Bertha, a partir do microfilme SUD 245557.

Anuncio do casamento (provavelmente civil) do alfaiate Heinrich Jablinski e de Bertha Emilie Kamann, no jornal Thorner Presse de  03 de setembro de 1884, fl.4,veja aqui.



Heinrich e Bertha casaram no civil em Thorn (Tórun) em setembro de 1884, veja aqui, ano 1884, Registros de Casamento (Rejestry małżeństw) fls. 149 e 150.




A assinatura do casal na página seguinte:


Bertha faleceu em Berlim aos 66 anos de idade dia 01 de dezembro de 1927 (Berlin, cartório IX, reg
.nº 1734)  disponível no site Ancestry.com