Em 1880, quando teve inicio a construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, Antônio Robert estava com apenas 5 anos de idade. Os meninos começavam cedo a trabalhar na estrada (meu avô Fernandes começou com 13 anos), então provavelmente Antônio foi para a estrada de ferro aproximadamente em 1890.
Jornal A República, Curitiba, 13 de setembro de 1890, pg.4, ed. 213, aqui.
Em 1900, com certeza, Antônio Robert já estava trabalhando na ferrovia, veja no seu registro de casamento, aqui.
Jornal A República, Curitiba, 13 de setembro de 1890, pg.4, ed. 213, aqui.
Em 1900, com certeza, Antônio Robert já estava trabalhando na ferrovia, veja no seu registro de casamento, aqui.
Em
1882 a "Compagnie Générale de Chemis de Fér Brésiliens” recebeu a
concessão para construção de mais alguns trechos. Mas realizou apenas parte do
que foi concedido, o prolongamento Curitiba-Ponta Grossa e mais os ramais de
Rio Negro e Porto Amazonas.
Em 1887
começou a construção do ramal entre
Morretes e Antonina com 16 km., inaugurado em 1892, hoje dasativado.
Em 1890 foi
inaugurado o trecho Curitiba-Serrinha
Em 1891
Serrinha-Lapa
Em 1892
Morretes-Antonina
Ainda em
1892 o trecho Serrinha-Restinga Seca
Ponte dos Arcos, sobre o rio dos Papagaios, entre os trechos Serrinha-Tamanduá |
Em 1894
Lapa-Rio Negro
Provavelmente na abertura
desses trechos trabalhou Jacques Robert e em parte deles o filho Antônio.
O mapa acima é dos trechos ferroviários no Paraná em 1898, da Revista Brasileira de Geografia, n° 16, ano 1954. Para mais informações clique aqui e aqui.
A partir de 1893 começou a construção da segunda malha ferroviária, e a entrega dos trechos:
Em 1905 Ponta Grossa-União da Vitória (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande).
Em 1908 Ponta Grossa-Itararé
Em 1909 Curitiba-Rio Branco
Jacques Robert trabalhou na ferrovia de 1880 até 1907, ano de seu falecimento.
Seu filho, Antônio Robert, trabalhou nas oficinas ferroviárias e talvez tenha trabalhado abrindo trechos, também. Não sei exatamente por quanto tempo trabalhou em cada uma dessas duas atividades especificamente. Sei apenas que em ~1915 ele estava nas oficinas.
IMPORTANTE: Existia uma foto na casa de minha avó Estela, mulher de Fernandes Robert, em que apareciam Jacques e outros Robert com pás e enxadas trabalhando na abertura de ferrovia. Não sei onde está essa foto, parece que ela deu para alguém. Se você souber, por favor, consegue arrumar uma cópia ?? ....
O mapa acima é dos trechos ferroviários no Paraná em 1898, da Revista Brasileira de Geografia, n° 16, ano 1954. Para mais informações clique aqui e aqui.
A partir de 1893 começou a construção da segunda malha ferroviária, e a entrega dos trechos:
Em 1905 Ponta Grossa-União da Vitória (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande).
Em 1908 Ponta Grossa-Itararé
Em 1909 Curitiba-Rio Branco
Jacques Robert trabalhou na ferrovia de 1880 até 1907, ano de seu falecimento.
Seu filho, Antônio Robert, trabalhou nas oficinas ferroviárias e talvez tenha trabalhado abrindo trechos, também. Não sei exatamente por quanto tempo trabalhou em cada uma dessas duas atividades especificamente. Sei apenas que em ~1915 ele estava nas oficinas.
IMPORTANTE: Existia uma foto na casa de minha avó Estela, mulher de Fernandes Robert, em que apareciam Jacques e outros Robert com pás e enxadas trabalhando na abertura de ferrovia. Não sei onde está essa foto, parece que ela deu para alguém. Se você souber, por favor, consegue arrumar uma cópia ?? ....
Estação Ferroviária - Curitiba - Pç Eufrásio Correa - 1907 - daqui |
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