terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

OS FILHOS DE JACQUES ROBERT - CAROLINE E MARIE CATHERINE

Em 09 de agosto de 1865, Jacques e Marie Louise, tiveram mais um filho, na verdade duas meninas gêmeas,  Caroline e Marie Catherine.



Archives de la Loire, Saint-Etiènne, naissances, 1865, pp. 196/289.

Marie Catherine não chegou a vir ao Brasil, faleceu ainda na França ou a bordo do navio, em local e data ainda ignorados. 

A menina Caroline veio ao Brasil junto com os pais e os irmãos Leonard e Joseph, mas faleceu precocemente de causa ignorada em 19 de fevereiro de 1881, com apenas 15 anos de idade.
O assentamento de seu óbito foi feito na Catedral de Curitiba e o sepultamento no cemitério do bairro São Francisco, em local atualmente indeterminado.


"Aos dezenove de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e um, nesta cidade de Curitiba, falleceu Carolina Roberto, de idade de desesseis anos, natural da França, solteira, filha legítima de Jacob Robert e de Maria Luiza, foi encomendada e sepultada no cemitério público desta cidade. Do que para constar fiz este assento. No impedimento do Rev. Vigário Agostinho Machado de Lima, o padre José Joaquim do Prado." Veja aqui.

Os livros de 1881 do 1º Cartório de Registro Civil de Curitiba estão desaparecidos, veja aqui.


Provavelmente a missa pelo falecimento de Caroline foi realizada enquanto a nova Catedral de Curitiba estava sendo construída, já que a anterior havia sido demolida em 1875. Na foto, a Catedral em construção no ano de 1886, informação e fotos daqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário