terça-feira, 18 de março de 2014

OS FILHOS DE JACQUES ROBERT - JOSEPH (3)

Em 11 de novembro de 1918 acabou a Primeira Grande Guerra.
           
Em 16 de dezembro de 1918, Joseph envia um cartão postal da Bélgica dizendo que acredita  estar liberado do serviço militar no final do mês.

Em 31 de dezembro, Joseph foi novamente transferido para o 38° RI de Saint-Etienne em licença por tempo indeterminado, onde tinha residência na Rue J.J.Rosseau n° 12. 

Estaria ferido ? Já que seis meses depois foi para o Regimento localizado no Anexo do Grand Palais, transformado num grande hospital durante a guerra ...

Em junho de 1919, muda-se para Paris e passa para a reserva do 101° Regimento de Infantaria (Paris – Saint Cloud), tendo sido liberado definitivamente do serviço militar em abril de 1921, aos 50 anos de idade.





Raras fotos coloridas de soldados franceses da I Grande Guerra em Paris, daqui.

Como foi uma guerra de front, apenas uma região do país estava em estado de guerra as demais continuavam em relativa paz, os soldados tiravam licenças para descanso, quando podiam retornar as suas casas. Joseph fala de duas licenças, uma de 23 dias (em cartão sem data)  outra de nove dias (em cartão de 03 de novembro de 1916). 

Os dois  últimos endereços que Joseph Robert forneceu ao exército francês foram em Paris. 



O processo de imigração no Brasil provoca situações desconcertantes.

Maria de Lourdes Robert, minha mãe, teve um tio-avô, Joseph Robert,  participando da Primeira Guerra Mundial do lado francês, no 92° Regimento de Infantaria de Clermont-Ferrand.

Ao mesmo tempo seu sogro, meu avô paterno, também esteve presente no confronto,  porém do lado alemão. Willi Jablinski, do 88° Regimento de Infantaria de Mainz. Também um tio italiano de Rubens Jablinski, meio-irmão de sua mãe Luiza Capozzi, participou e faleceu no conflito.

Willi entrou no conflito antes de Joseph e saiu antes também,  por um grave ferimento. Willi lutou na Romênia, Joseph na França. Para saber mais sobre as Batalhas de Verdun e Somme, clique aqui.

Esse ano, 2014, comemora-se os centenário da Grande Guerra, alguns momentos interessantes estão:

Alguns filmes históricos, disponibilizados aqui.

A trégua natalina, animação em curta metragem, para saber mais, clique aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário