terça-feira, 19 de agosto de 2014

O SEGUNDO MARIDO DE SOPHIE, MEU TETRA


No ano de 1842 em Billerbeck, Sophie Diedrich  casou com Carl August Gerber que contava com 23 anos de idade.

Carl August Gerber, no entanto, teria nascido em outra vila, em seu óbito consta como local de nascimento “Marienwalde”. Não encontrei o registro de seu batismo.

Segundo o site Hinterpommern existiam, na Prússia,  duas comunidades rurais com esse nome, uma no kreis Arnswalde e outra no kreis Neustettin.  

- Os luteranos da  comunidade Marienwalde de Neustettin pertenciam a paróquia de  Wulfflazke, cujos documentos digitalizados (1852-1874) estão disponíveis on-line aqui.

- Os luteranos da comunidade Marienwalde de Arnswalde eram atendidos na própria vila. Os documentos disponíveis on-line do kreis Arnswalde estão aqui, mas não consta a comunidade Marienwalde.

- Existia ainda uma terceira comunidade no kreis Pyritz (o mesmo de Billerbeck) com nome parecido, “Marienwerder” cujos habitantes luteranos eram atendidos na comunidade de Beyersdorf (1819-1873), disponível on-line aqui.

Ou seja, em algum período entre 1819 e 1842 a família Gerber teria saído de Marienwalde e se mudado para Billerbeck. 

Em 07 de novembro de 1842, Carl August Gerber casou com a viúva (Sophie) Louise Briezig. Na Evangelische Kirche Warsin: Billerbeck, no kreis Pyritz, na Prússia, assentado no livro (Duplicate) Taufe, Heiraten, Toten 1824-1874, folha 41, registro 2, veja aqui.

"Nome do noivo: Carl August Gerber,
  Idade: 23 anos
  Nome da noiva: Louise Dietrich, viúva (verwittwete) Briezig
  Idade: 29 anos
  Data: 07 de novembro (1842)"





Nenhum comentário:

Postar um comentário