terça-feira, 17 de novembro de 2015

E AQUELA HISTÓRIA DE PIRATAS ?? - parte 3/3


Luiza Capozzi >> mãe: Agnesa (Inês) Siggia >> mãe: Calógera Cosentino >> mãe: Maria Modica >> pai: Biaggio Modica

Então, com tantos irmãos homens e muito provavelmente homens do mar, Maria Modica bem poderia haver tido algum irmão pirata ... Mas piratas no séc XIX ?? A pirataria não é coisa do séc. XVI, XVII ??

Antes de qualquer coisa, é interessante diferenciar pirataria e corso.

Corsário era o membro da tripulação de um navio civil armado, autorizado por uma carta patente (Carta Regia) a atacar em tempos de guerra, todo navio que ostente bandeira de um país inimigo, especialmente os navios mercantes, deixando aos cuidados da Marinha de Guerra o ataque aos navios militares. Eles exerciam suas atividades de seguindo as leis de guerra, unicamente em tempos de guerra e com a autorização de seus governos. Quando capturados eles tinham direito ao status de prisioneiro de guerra. E como esses povos europeus sempre estavam em guerra .... sempre existiram corsários. Daqui

Pirataria é banditismo.

A guerra de corso terminou efetivamente após 1856, quando foi  assinado o Tratado de Paris. Apesar disso, ela teve um pequeno renascimento durante as duas Guerras Mundiais. Pirataria existe até hoje. 

Ou seja, ainda era possível se fazer a guerra de corso na juventude (1815-1835) dos Irmãos Modica, os irmãos de nossa tetra-avó Maria Modica.

Seriam eles piratas ou corsários ? Não sei ... penso que seria mais fácil serem corsários, porque teoricamente seriam descendentes de soldados de origem espanhola que vieram para a ilha justamente para protegê-la contra ataques piratas. Um dos avós de Biaggio Modica era sargento na Fortaleza (atual Castelo Barbacane) no início do séc. XVIII (mais sobre isso em postagem próxima). Assim, ouviam histórias e estavam acostumados a evitar e se proteger de ataques pelo mar. Difícil imaginar que se tornariam eles mesmos os protagonistas dessas ações .... mas nunca se sabe .... (a confirmar).




Concluindo, apesar de eu não ter conseguido nenhum documento que comprove o velho papel amarelado pelo tempo com a letra de meu pai, consegui alguns bons indícios:

Maria Modica (avó de Agnesa Siggia Capozzi) teve vários irmãos homens,

- realmente eles tinham uma relação estreita com o mar, viviam numa ilha e trabalhavam no mar.
- o local em que viveram, Pantelleria, é cheio de histórias de piratas, alguns famosos !! (veremos em outra postagem)
- na época em que viveram ainda existia a prática do corso (da pirataria até hoje !!),
- pessoalmente, acredito na prática do corso e não da pirataria, pelo jeito essa é uma história de corsários e não de piratas. 

Enfim, tire suas próprias conclusões e se preferir dê uma passadinha no Archivio Storico da ilha. :)



As primeiras fotos são do acervo do Archivio Storico di Pantelleria e estão disponíveis aqui, essa última daqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário