terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A VIAGEM DE ERNESTO CAPOZZA




Porto de Nápoles, final do séc. XIX, daqui.

Meu único ancestral que não descobri o navio de chegada !

Ernesto Capozza não se alojou na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo por ocasião de sua chegada ao BrasiL. Então, provavelmente, ele imigrou espontaneamente, pagando sua passagem  e não através da Sociedade Promotora de Imigração. Isto  dificulta a pesquisa nas listas desembarque no porto de Santos, que deverão ser olhadas uma a uma ... mais ou menos como procurar uma agulha no palheiro. Alguns pesquisadores consideram caso perdido encontrar o desembarque de imigrantes que não pararam na Hospedaria.

Em todo o caso, as listas de desembarque no porto de Santos, estão disponíveis para consulta aqui.

Antônio Capozzi, em carta ao jornal Cidade de Taquaritinga no ano de 1981 (na integra aqui), conta que o pai Ernesto teria imigrado da Itália, em 1896 em companhia de seu amigo Giacomino Pagliuso. Veja abaixo:


No entanto, corre pela família, que Ernesto teria imigrado a chamado de um amigo e não em companhia dele.

De fato, Giacomino Pagliuso imigrou aos 29 anos de idade, chegou em 21 de setembro de 1891 com um irmão e um sobrinho, indo para a cidade de Ribeirãozinho (Taquaritinga), veja aqui. Era nascido em Cosenza (100 km de Scandale) em 1862. Para saber mais sobre Giacomino Pagliuso, clique  aqui. Abaixo foto de Giacomino do livro Cem anos de Tradição de Luiz Carlos Beduschi.  Em 1891, Ernesto Capozza ainda estava em Scandale.


Alguns anos depois chegaram Seraphina e Arthur Pagliuso, mulher e filho de Giacomino, veja aqui. Também ela não se alojou na Hospedaria dos Imigrantes.  Penso na possibilidade de Ernesto Capozza, Seraphina e Arthur terem vindos juntos da Itália (informação corrente na família de Ernesto, a confirmar).

Em 1896, Giacomino Pagliuso morava em Ribeirãozinho. Nesse ano, a Câmara de Vereadores da cidade, propôs o nome da rua Bernardino Sampaio (centro) na Ata de 17 de dezembro.
 "... a rua que atravessa o largo da Matriz onde estão as casas de José Domingues da Silva, Jacomino Palhuço e Manoel Machado, rua Bernardino Sampaio ... " leia aqui
Então, provavelmente assim que chegou em  Ribeirãozinho, Ernesto se instalou na casa de seu amigo Giacomino na rua Bernardino Sampaio.

Em 1906, o Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial cita um Giacomino Pagliuso, fazendeiro em Taquaritinga, veja aqui.  Será que era ele o proprietário da Fazenda Grama em que viveu Ernesto com a família?? (a pesquisar).

Giacomino deixou Taquaritinga em 1917; Ernesto, neste mesmo período, entre 1915-1917. Coincidência ? Ou não ? (a pesquisar).









Nenhum comentário:

Postar um comentário