terça-feira, 5 de julho de 2016

OS PAIS DE WILLI : BERTHA E HEINRICH

Os pais de Willi, Walter, Alma, Meta, Hedwige, Helene, Kurt e Arthur eram Heinrich Jablinski e Bertha Emilie Kamann.


O pai de Willi, Heinrich Jablinski, era nascido em 2 de outubro de 1853. Filho de ....

pai: Gottfried Jablinski
mãe: Maria Marschall

Estas informações estão no batismo dos filhos Walter e Meta, veja aqui (postagem anterior) e também no seu Registro Civil de Casamento (no fim do post).

Ele nasceu em Kerpen (atualmente Karpowo, Polônia), comunidade rural, no Kreis Mohrungen, Prussia Oriental. Sobre essa cidade (aldeia ? vila ?) com 184 habitantes  e 17 domicilios em 1858, leia aqui e aqui.

Kerpen (Karpowo), a comunidade principal

Kerpen (Karpowo) via Panoramio, aqui

Ele faleceu em Berlim em janeiro de 1929 (Standesamt Berlin XI), veja aqui.

Também no batismo de Meta consta a informação de que Heinrich Jablinski seria conhecido como Heinrich Gablinski.


Do pintor surrealista polonês Jacek Yerkas, conheça a obra aqui e aqui.

Segundo a Polish Genealogical Society of America (http://pgsa.org/), em troca de e-mails,  o nome Jablinski é raro e tem origem no centro-norte da Polônia. O nome era usado por homens, a versão feminina seria Jablinska. Ele vem da raiz "jablko", maçã. Um ancestral pode ter sido chamado Jablin, "o homem das maçãs", ou a família pode ter vindo de uma pequena fazenda ou assentamento chamado Jablo ou Jabliny ou algo similar, "lugar de maçãs".


Mapa daqui

A mãe de Willi, Bertha Emilie Kamann, nasceu em Culmsee, no Kreis Thorn, (veja no batismo de sua filha Meta, aqui).  Ela nasceu em 24 de agosto de 1861 e foi batizada em 8 de setembro de 1861, veja aqui. Era filha de Amelie Heise e Ferdinand Kamann, sobre quem falaremos em próximo artigo.



Provável foto de Bertha Emilie nos primeiros anos do séc. XX, pelo Atelier Max Fischer, de Berlim, mais sobre esse fotógrafo leia aqui. Repare no traje e no livro em sua mão. Acervo de Anke Jablinski.

Heinrich Jablinski e Bertha Emilie Kamann casaram dia 14 de julho de 1884, na Igreja Luterana Aldstadt,  Thorn, Prússia Oriental, a mesma igreja onde foram batizados todos os filhos.


Foto da anotação do casamento religioso de Heinrich e Bertha, a partir do microfilme SUD 245557.

Anuncio do casamento (provavelmente civil) do alfaiate Heinrich Jablinski e de Bertha Emilie Kamann, no jornal Thorner Presse de  03 de setembro de 1884, fl.4,veja aqui.



Heinrich e Bertha casaram no civil em Thorn (Tórun) em setembro de 1884, veja aqui, ano 1884, Registros de Casamento (Rejestry małżeństw) fls. 149 e 150.




A assinatura do casal na página seguinte:














Nenhum comentário:

Postar um comentário