terça-feira, 21 de agosto de 2012

FAMÍLIA RÜHE (RÜHEE)

Johann Hermann Rühe (Rüher) e Clara Louise Wendt sairam de Tempelburg, em Neustettin, Prússia em junho de 1864 e chegaram ao Brasil em setembro do mesmo ano. Segundo o relatório de desembarque ambos teriam 43 anos de idade, portanto teriam nascido aproximadamente no ano de 1821. O casal deve ter contraído matrimônio em data anterior ao ano de 1843.

Os registros paroquiais luteranos da cidade de Tempelburg, Neustettin, Pomerânia, Alemanha estão disponíveis para consulta on-line no familysearch, porém não foram encontrados os registros de nascimento/batismo e casamento do casal.

Clara Louise faleceu em Blumenau no dia 16 de março de 1891, com setenta anos de idade, vítima de disenteria. Essa foi a causa da morte de várias pessoas nesse mesmo período em Blumenau.


www.familysearch.org, Brasil civil registration, Blumenau, óbitos 1891, pp.131/237.

Acompanhando o casal em sua viagem ao Brasil vieram 4 filhos: Anna, Otto, Hulda e Gustav (meu bisavô).

Anna Rühe chegou com a idade de 21 anos, teria portanto nascido perto de 1842. Também não foi encontrado seu registro de nascimento/batismo  na paroquia luterana de Tempelburg. Casou-se aos 22 anos  com o jovem Friedrich Wilhelm Krüger de 24 anos de idade, em Blumenau (Igreja Luterana Centro) dia 30 de outubro de 1864,  veja aqui, quase 2 meses depois de terem chegado ao Brasil. Os dois vieram no mesmo navio Najade, veja aqui.  Ele, também de Tempelburg, filho de Johann Krüger e Christiane Friedrich Krüger.


O casal teve duas flhas em Blumenau:
1. Bertha Luise Martha Krüger  * 09.12.1865
2. Emma Marie Martha Krüger * 06.05.1868
.
Helena Rüher Gestmeier, filha de Gustav, contou em depoimento que Anna teria se mudado de Blumenau para Curitiba, acrescentando que duas de suas irmãs, Emília e Maria, "procuraram, acharam (Anna em Curitiba) e ela negou ter uma pai". Talvez as dificuldades do início da vida em Blumenau tenham transtornado o relacionamento entre pai e filha.

O segundo filho de Hermann e Clara era Otto Rühe, chegou ao Brasil com 13 anos de idade, portanto nasceu aproximadamente no ano de 1851.  Helena Rüher Gestemeyer conta que ele teria partido para o sul do país, para a cidade de Porto Alegre. Também não foi encontrado seu registro de nascimento/batismo nos registros paroquiais luteranos de Tempelburg disponíveis on-line.

Foi encontrado no familysearch a seguinte informação, da cidade de São Sebastião do Caí-RS :
Antão Otto Rühe
Nascimento: 10 de junho de 1851, Hamburgo, Alemanha
Falecimento: 15 de novembro de 1920, São Sebastião do Caí-RS
Casamento: em 1876 em São Sebastião do Caí-RS
Esposa: Maria Júlia Matte
O ano de nascimento é próximo, 1851, o  nascimento em Hamburgo pouco diz nesse caso, já que muitos imigrantes declaravam ter vindo de Hamburgo, na verdade pelo porto de Hamburgo. No blog http://www.historiasvalecai.blogspot.com.br/, encontram-se três boas história sobre esse Antônio Rühe, aquiaqui e aqui.
Será o Otto Rühe de São Sebastião do Caí-RS e o Otto Rühe filho de Hermann Rühe a mesma pessoa ???

Suspeita confirmada, Otto Anton de São Sebastião do Caí-RS é filho de Hermann Rühee, para confirmar clique aqui.

A terceira criança que veio com Hermann e Clara era Hulda Ludowika Rühe e chegou ao Brasil com 9 anos de idade. Nasceu dia 11 de janeiro de 1854 em Tempelburg, o registro paroquial luterano de seu nascimento segue abaixo. Não foram encontrados outros registros de Hulda, nem casamento nem óbito, tampouco Helena Rüher cita a menina em seu depoimento.


www.familysearch.org, Germany, Pommern, Neustettin, 1854-1874, pp.13/986.

Geborne und Getaufte im Jahre 1854
Name und Zuname des Vaters – Johann Hermann Kühne (sic) Schuhmacher
Name und zuname der Mutter – Clara Louise geb. Wendt
Taufname des Kinders – Hulda Ludowika
Tag und Stunde der Geburt – 11 Januar, Abend 9
der ehelich oder unehelich – ehelich (legítimo)
Tag der Taufe – 5 Marz
Name der Taufzeugen – 1. Wilhelm Leonhan
                                      2. Siegfried Oldenburg
                                      3. Auguste Giese


A quarta criança da família Rühe era Gustav Richard, meu bisavô, que chegou com apenas 3 anos de idade. O registro de nascimento/batismo na igreja luterana de Tempelburg segue abaixo. Gustav casou em 1884 com Maria Tekla Jacobi em Blumenau, com ela teve dez filhos, viveu em Blumenau, Curitiba, Rio Negro e São Bento do Sul. Faleceu em 1909 na cidade de Joinville.


www.familysearch.org, Germany, Pommern, Neustettin, 1854-1874, pp.295/986.

Geborne und Getaufte im Jahre 1860
Name und Zuname des Vaters – Johann Hermann Rühee Schuhmacher
Name und zuname der Mutter – Clara Louise geb. Wendt
Taufname des Kinders – Gustav Richard
Tag und Stunde der Geburt – 29 September, mittag 11 1/2
der ehelich oder unehelich – ehelich (legítimo)
Tag der Taufe – 28 October
Name der Taufzeugen – 1. Karoline Giese
                                      2. Karoline Sternberg
                                      3. (ilegível) Oldenburg
                                      4. Johann Pophal

Outros filhos do casal Johann Hermann e Klara Louise que não vieram ao Brasil, provavelmente por terem falecido:

Louis Albert Reinhard, nascido em 11 de junho de 1846, em Tempelburg, para visualizar o batismo clique aqui. Faleceu em 01 de dezembro de 1850.

Bertha Louise,  nascida em 1849 e falecida em 04 de agosto de 1850. O falecimento de Louis e Bertha estão disponíveis no site Ancestry.

William Albert Gustav, nascido em 30 de janeiro de 1856 em Tempelburg, para visualizar o batismo luterano clique aqui. Faleceu precocemente.

Emma Louise Franciska, nascida em 12 de julho de 1858 também em Tempelburg, para visualizar o batismo luterano clique aqui. Faleceu precocemente.

Provavelmente os Ruhee frequentavam  esta igreja luterana em Tempelburg.

Sobrenome Rühe (e,r) > Variante do Ruge . Rühe ) é também um apelido de Rüde 'hound'. (brusco, caçar com cães).  Nome habitacional de lugares chamados Rühen, Rüden, Rhüden, no norte da Alemanha.   daqui



.