sexta-feira, 17 de agosto de 2012

OS RÜHE (RÜHER) EM BLUMENAU

A permanência dos colonos nos barracões provisórios não era curta, chegava a durar semanas, 8 ou mais. Uma vez determinado o lote a ser comprado os homens nele trabalhavam abrindo picadas, roçados, terreiros para a contrução da casa. A pesquisadora Giralda Seyfert, coletou e publicou trechos do diário do imigrante Karl Kleine, que  conta  a reação de sua mãe ao ver a nova "casa" :

“A despedida do rancho (barracões provisórios) não nos foi difícil, mas quando mamãe viu nosso barraco de (palmeira de) palmito sem assoalho, sem teto, sem portas e janelas, rodeados por troncos, tocos de árvores e raízes espessas, distante cem passos da mata virgem, precisou afastar-se para ocultar suas lágrimas...”


Casa de palmito - Acervo Arquivo de Blumenau

Os lotes comprados em 1864 tinham tamanhos que variavam entre 25 e 30 hectares (1 ha = 10.000 m²), eram alongados e geralmente próximos a rios. 

foto de Egon Jagnow (Jornal O Correio do Povo - Jaraguá do Sul), aqui


“A necessidade de ajustar o espaço à atividade policultora e a criação de animais fizeram com que cada propriedade possuísse seus espaços bem demarcados. Em sua maioria, as partes fundamentais estavam assim distribuídas: a casa ficava próxima de riachos e da estrada; os ranchos ficavam aos fundos e abrigava a oficina, um depósito para os utensílios agrícolas e os estábulos. Ao lado da casa ainda estavam um galinheiro, uma horta, um pomar, um chiqueiro e outras criações domésticas. Mais afastado ficavam as pastagens cercadas para cavalos e vacas, assim como os diversos cultivos, geralmente compostos pelo canavial e as roças de milho, feijão, mandioca, batata e arroz.” (Santos)


Propriedade rural - Vila Itoupava - Blumenau - 2012

Hermann Rühe saiu da Europa em 1864 como artesão sapateiro. Adquiriu seu lote colonial em Blumenau e passou a viver também como agricultor. Em 1863 a colônia Blumenau contava com 8 sapateiros, em 1864 eram 12, entre eles Hermann.

http://www.deutschland-im-mittelalter.de/berufe.php

No Relatorio do presidente da provincia de Santa Catharina, o doutor Alexandre Rodrigues da Silva Chaves, apresentado á Assembléa Legislativa Provincial na 2.a sessão da 12.a legislatura em o 1.o de março de 1865, Santa Catharina, Typ. Catharinense de Avila & Rodrigues, 1865, lê-se que em Blumenau:


Assim, Hermann Rühe fazia seus sapatos, trabalhando sozinho ou com ajuda de alguém da família e paralelamente cuidava da sua lavoura.


Blumenau - 1868 - região central
da revista Blumenau em Cadernos