sexta-feira, 14 de setembro de 2012

GUSTAV E TEKLA CASARAM


Gustav Richard Rühe e Marie Tekla Jacobi casaram em Blumenau no dia 26 de abril de 1884, aqui.

Nome do Noivo: Gustav Richard Rühe
Origem: Tempelburg bei Neu-Stettin, nascido em 29 de setembro de 1860
Destino: Encano Norte, Blumenau
Profissão: Charuteiro
Pais do Noivo: filho do sapateiro Hermann Rühe e Clara geb. Wendt
Nome da Noiva: Marie Thekla Jacobi
Origem: Santa Izabel, nascida em 05 de janeiro de 1864
Destino: Blumenau
Pais da Noiva: Raimund Jacobi e Marie Luise ge. Bäringer
Casaram-se pelo pastor Sandrezcki em 26 de abril de 1884 em Blumenau.
Testemunhas: Wilhelm Jacobi e (ilegível)
Fonte: Arquivo Público de Blumenau




Logo tiveram cinco filhos:

Hermann Albert nascido em 25 de dezembro de 1885, cujo nascimento no cartório de Registro Civil de Blumenau, foi feito pelo Inspetor de Quarteirão do Districto 14 (localizado na margem esquerda do ribeirão Itoupava) e em cujo batismo na Igreja Luterana de Blumenau consta a procedência em Massaranduba.



Registro de Nascimento
Hermann Rühe
Cartório de Registro Civil – Blumenau – Santa Catharina
Livro 1881-1886, Folha 193 verso, Registro 919 pp. 195/186
(Aos vinte e oito dias do mes de Maio do anno de mil oitocentos e oitenta e seis nesta Villa de Blumenau em meu Cartório compareceu o Inspector de Quarteirão Vicent Schnitzler do districto n° 14)
Em seguida declarou o mesmo Inspector perante as testemunhas abaixo assignadas que no dia 25 de Dezembro do anno próximo passado nasceu no seu districto um menino que se deu o nome de HERMANN, filho legítimo de Gustavo e Tekla Rühe, lavradores alemães de religião evangélica. Avós paternos Hermann e Clara Rühe. Avós maternos Raimund e Luisa Jacobi. E como assim o declarou fiz este termo que lido e achado conforme assigno com as testemunhas e comigo, eu Fines Dukes, escrivão que o escrevi.
(ass.) Fines Dukes, Vicente Schnitzler, ilegível, Aug Werner

O segundo filho do casal foi Wilhelm Otto, nascido em 02 de fevereiro de 1887, cujo Registro de Nascimento em Cartório não foi encontrado e o batismo declara como procedente de Massaranduba.

O terceiro filho foi Richard Luis, nascido em 24 de outubro de 1888, cujo Registro de Nascimento em Cartório não foi encontrado e o batismo declara como procedente de Massaranduba.

As quarta e a quinta filhas de Gustav e Marie Thekla são Maria e Emília Rühe, provavelmente nasceram em Massaranduba também, a primeira em 16 de julho de 1891 e a segunda em 16 de setembro de 1893. Tanto o Registro de Nascimento como o Batismo das duas irmãs não foram encontrados.


As irmãs Maria e Anna Rühe - aproximadamente 1915

A localização Massaranduba (atual) e Distrito 14 (em 1885, margem esquerda do ribeirão Itoupava) são contíguas, muito próximas uma da outra. Nessa época, alguns irmãos de Marie Thekla também moravam em Massaranduba: Carl August Friedrich Jacobi, Carl Friedrich Wilhelm Jacobi e Peter Friedrich Christian Jacobi. O Memorial do lote de Guilherme (Wilhelm) Jacobi, localiza o mesmo na margem esquerda do Ribeirão 7 de Janeiro, atualmente na região da Vila Itoupa em Blumenau (a confirmar). Os irmãos seriam vizinhos ??


Localização aproximada do Distrito 14 - Blumenau - Mapa de 1872


Em verde a localização aproximada do atual município de Massaranduba, em vermelho a localização aproximada do Distrito 14 em 1885, margem esquerda do ribeirão Itoupava, atual região da rua Gustavo Zimmermann, Blumenau.

Entre outubro de 1893 e novembro de 1895 Gustav, Tekla e as cinco crianças mudaram de Blumenau (Massaranduba) para Curitiba. Conta Helena Rühe (Rüher) em seu depoimento que eles " fugiram da Revolução. Queriam matar Gustav porque ele fazia política em Blumenau. Tinha moinho, terras, ... vendeu tudo e não recebeu nada ..."

Que Revolução ?? A Revolução Federalista.

Nota : a foto das irmãs Maria e Anna na verdade é um xerox, se você tiver o original, será que pode escanear e mandar prá mim ??