segunda-feira, 3 de setembro de 2012

POMERANIA

Após a segunda guerra mundial uma nova fronteira foi demarcada entre Alemanha e Polônia através da linha Oder-Neisse. A linha é formada principalmente pelos rios Oder e Neisse. Todos os territórios que antes da segunda guerra mundial estavam a leste da linha Oder-Neisse foram para a Polônia ou para a URSS no pós-guerra, 23,8% deles fazia parte da República de Weimar, a maior parte da antiga Prússia.

da wikipedia

Entre os territórios que foram para a Polônia está parte da antiga província da Pomerânia alemã (item 6 do mapa acima). A Pomerânia está sub-divida em Vorpommern (no nordeste da Alemanha, estado de Melckengurg-Vorpommern), Zachodniopomorskie, Pomorskie e Kujawsko-Pomorskie na Polônia.

Essas mudanças territoriais do pós-guerra provocaram grande mobilização de populações pela Europa Oriental, cerca de 14 milhões de pessoas migraram por toda Europa. Quase todos os alemães da região da Pomerania anexada pela Polônia sairam de lá.

As cidades da antiga Pomerânia prussiana mudaram de nome, agora têm nome em polônes, anteriormente eram de maioria luterana agora são de maioria católica. Atualmente é difícil encontrar pessoas que falem o idioma alemão nessas regiões.

Para se conhecer o nome atual da cidade e a que distrito (kreis) pertence pode-se acessar dois bons sites: 
hinterpommern.de, bastante completo, que indica a que paróquias as cidades  pertenciam (bom para pesquisa) e fornece dados populacionais, entre outros e o link da wikipedia.

Eram de origem pomerana os Rühee (Rühe, Rüher) de Tempelburg em Neustettin (atual Czaplinek), os Gerber de Billerbeck em Pyritz (atual Nadarzyn), os Bunde (Bonde, Bond) de Koseeger em Körlin (atual Kozia Góra).




Mais sobre a Pomerânia, clique aqui.