terça-feira, 21 de maio de 2013

LOUIS COSTE - 7 - CRONOLOGIA




1782, 22 de março - nasceu Louis Coste em Echamel, Laval (Laval-sur-Luzège), Corrèze

1799, 19 de janeiro - casou com Jeanne Vergne.

1800, 19 de abril - nasceu seu primeiro filho, Antoine Coste, em Echamel.

1803 - foi para a Armée francesa de Napoleão Bonaparte.

1810 - voltou para casa, sua mulher Jeanne Vergne engravidou novamente.

1811 - voltou à caserna.

1811, 9 de fevereiro - nasceu seu segundo filho em Echamel, Leonard Coste, o pai estava "absent pour les armées".

1818, 9 de junho - Antoine, o primogênito de Louis Coste, casou com Marguerite Meyroux em Saint-Merd-de-Lapleau, nesta ocasião Louis já estava "absent depuis quinze ans".

1830, 8 de outubro - faleceu Jeanne Vergne em Laval, no registro de óbito considerada a  viúva de Louis.

1838, 9 de julho - Leonard, o segundo filho de Louis Coste, casou com Charlotte Verchera em Saint-Etiènne, departament de la Loire. Na ocasião, o pai do noivo foi declarado morto pelos noivos e presentes.

Segundo informação obtida no Archives Departamentales de La Corrèze (Tulle) em março de 2013, os soldados mortos de Napoleão não tinham o registro de óbito.

Assim, os filhos de Louis Coste declaravam o falecimento do pai, por não terem um documento que atestasse esse falecimento.

Existem algumas relações de soldados mortos de Napoleão. Para os alistados na cidade de Tulle, caso de Louis Coste, essa relação está no Archives Departamentales de la Corrèze (porém não disponível on-line). Por ser considerado um período de pesquisa bastante extenso, não foi permitida a pesquisa nos documentos, nem mesmo pessoalmente. 

Alguns grupos de genealogia estão digitalizando essas listagens, porém não obtive sucesso em consegui-las. A partir delas se consegue o Regimento a que pertenceu Louis Coste e a data aproximada de sua morte ou desaparecimento. Uma das associações de genealogia que está fazendo esse trabalho é a Genealogie en Corrèze.

A Associoation Histoire du Premiere Empire, está colocando on-line, a listagem de militares mortos de Napoleão (não de soldados), veja aqui.

Para saber mais sobre  os soldados mortos de Napoleão:

  •  algumas informações médicas e estatísticas, leia o trabalho de Jêrome Croyet, aqui
  • outras informações sobre formas de sepultamento dentro e fora do campo de batalha, você pode ler no trabalho de Catherine Rigeade, aqui.

1843, 14 de fevereiro - nasceu Maria Louise Coste em Saint-Etiènne, filha de Leonard Coste.

1864, 6 de fevereiro - Marie Louise casou com Jacques Robert em Saint-Etiènne.

1873 - o casal e mais 3 filhos imigrou para Curitiba, Paraná, Brasil