terça-feira, 30 de setembro de 2014

BÊBE, MÃE E PAI ... QUE TRISTEZA !!


Dois dias após a chegada da família na colônia Dona Francisca, dia 15 de janeiro de 1858 no meio da tarde faleceu uma menina, filha de Sophie e Carl August Gerber, conforme assentamento de óbito número 221 do ano de 1858 da Igreja de Confissão Luterana de Joinville, aqui.



Uma menina não batizada
Nascida no navio de imigrantes Emma
Com idade de 15 dias
Residente em Joinville
Dia e hora do falecimento: 15 de janeiro de 1858 às 4 horas da tarde (nachmittag)
Pai: August Gerber
Residente em Joinville
Profissão: trabalhador (arbeitsmann)
Mãe: Sofie, geb. Dietrich
Data do funeral: 17 de janeiro de 1858
Local do funeral: Joinville (cemitério na  atual rua 15 de novembro)

 A criança teria nascido a bordo do navio Emma no primeiro dia de janeiro de 1858 e falecido com 15 dias de idade. Foi sepultada dia 17 de janeiro na cidade de Joinville, no cemitério dos luteranos, localizado na atual rua XV de novembro. Teoricamente ficaram todos, sem a bebê.

Tristeza número 3

Quase dois anos depois, no mesmo livro de óbitos registro 303, foi assentado o falecimento do pai Carl August Gerber em 05 de dezembro de 1859, onde se lê que a esposa já havia falecido (die frau desselben verstorben). 



Carl August Gerber
Marienwalde, Pommern
Com 40 anos de idade
Residente em Kreuz strasse, Joinville
Landmann
Dia e hora do falecimento: 5 de dezembro (de 1859)
die frau deselben verstorben
Crianças: August 13 anos, Johann Friedrich 10 anos, Ferdinand August 8 anos e a enteada Johanne Louise Brietzig   
Data do funeral: 06 de dezembro
Local: dito (Joinville, cemitério dos imigrantes, rua XV de novembro)

Segundo a pesquisadora Brigitte Brandenburg de Joinville “O primeiro pastor alemão luterano de Joinville, aqui permaneceu de 1853 a 1858. Durante cinco anos, Joinville ficou sem pastor, que era substituído por professores ou pessoas da comunidade”, ou seja, por ocasião o falecimento do bebê, da mãe e do pai o assentamento dos óbitos era feito por outras pessoas da comunidade e vários óbitos simplesmente deixaram de ser registrados nos livros da igreja por esse motivo. 

Quando o pai Carl August Gerber faleceu as crianças já haviam perdido a mãe, cujo assentamento do óbito não foi feito. Ficaram então os três meninos, Carl agora com 13 anos, Johann Friedrich com 11 anos e Ferdinand com 8 anos, aos cuidados da jovem Johanne Louise Brietzig que contava na época 23 anos.

Tristeza número 4 e 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário