terça-feira, 23 de agosto de 2016

HANS LANGSDORFF

Entre os guardados de meu avô paterno está um pequeno recorte do jornal "Deutsch Rio Zeitung" de 24 de dezembro de 1939, sobre o sr. Hans Langsdorff.


"Comandante Hans Langsdorff ? Presente !
por Matheus da Fontoura
A morte heróica do commandante de mar e guerra Hans Langsdorff veio por um fim na atoarda irresponsável e deshumana de certas agências telegraphicas e inqualificáveis escribas, despidos de ethica e idoneidade jornalísticas.
Aquelle homem que, ainda na vespera de seu gesto trágico em Montevidéo, pouco antes de se fazer novamente ao mar, afim de cumprir ordens que a disciplina não discute sorria às pessoas que o circumdavam com a estoica serenidade de um super-homem, ha de perdurar na memoria dos homens como um symbolo de honra e sacrifício, de espartanas virtudes que o nosso espirito rememora respeitosamente.
Com esse cavalleiro audaz da Nova Allemanha, salva-se, num gesto de suprema belleza moral, toda a esthetica das batalhas, que o triste e desesperador materialismo de nossa epocha parecia ter destruido para todo o sempe. O commandante Hans Langsdorff revive as paginas epicas  de outras éras. Redimiu com o seu gesto de heroe lendario a humanidade utilitarista, porque toda a sua vida de marinheiro, desde os dias já distantes da batalha de Jutlandia até aos da memoravel peleja naval de Punta de Este, lutou contra todos os inimigos visiveis e occultos, que eram e são os da sua grande patria estremecida.
Ao gesto theatral de afundar com o seu navio, o que satisfaria o sensacionalismo voraz da imprensa internacional, preferiu o commandante do "Graf von Spee" a alternativa, para elle infinitamente mais tantalica e angustiosa, de sobreviver, por algumas horas, ao seu bello navio, como elle mesmo o chamara  num adeus de melancolicos prenuncios. E mais tarde, só depois de vêr seus marinheiros salvos, sem vã espetaculosidade, na solidão da noite alta, em uma cella de soldado no Arsenal de Buenos Aires, tendo por leito a bandeira de sua pátria querida, que se ia tingir com o seu sangue generoso, evadia-se da terra, voluntariamente, morrendo como sabem morrer os marinheiros da Allemanha. Escrevia assim, uma das mais commovedoras páginas entre todas as que se conhecem na historia das batalhas navaes.
À maliciosa astucia dos homens, fazendo malabarismos com a interpretação das leis de direito internacional, antepoz o heroe da batalha naval na embocadura do Prata o protesto eloquente de chammas e explosões, que irão repercurtir fatalmente na consciencia dos homens.
A orbita luminosa de sua existencia, a parabola por ella descripta no tempo e no espaço, aquella apotheose da sua nave submergindo lentamente em fogo e estampidos, levantavam-lhe o pedestal da immortalidade.
Hans Langsdorff cahiu, morreu de sua propria mão, com o silenciosso estoicismo dos heroes lendarios.
Commandante da Marinha do Reich, Hans Langsdorff ? - Presente !"
                      
O encouraçado alemão Graf Spee, com mais de 1.000 tripulantes, no início da 2ª Guerra estava em águas do Atlântico sul, bombardeando navios e cargueiros inimigos. Bombardeado por navios ingleses atracou no porto de Montevideo, de onde teve que partir dias depois. O capitão Langsdorff partiu com apenas 40 homens, os demais partiram via rio da Prata para Buenos Aires. O Graf Spee afundou próximo ao porto de Montevidéo, abatido por navios ingleses. O capitão e demais marinheiros seguiram também para Buenos Aires. Na capital argentina, depois de cuidar da hospitalização, sepultamento  e encaminhamento de sua tripulação o capitão Hans Langsdorff se suicidou, causando grande abalo na população portenha. No entanto, na Alemanha de Hitler foi considerado um covarde, o comandante havia abandonado seu navio.

Para saber mais sobre o  Graf Spee, clique aqui. A National Geographic (Nat geo) produziu um ótimo documentário sobre o episódio, chamado "Hitler: lost battle". Abaixo outro pequeno filme sobre o caso, do Discovery Channel.



O sepultamento de Hans Langsdorff causou verdadeira comoção em Buenos Aires.


Hans Langsdorff está sepultado no cemitério de La Chacarita de Buenos Aires e  partes do encouraçado "Graf Spee" estão disponíveis para visitação no Museo Naval de Montevideo.


Alguns jornais publicados em língua alemã no Brasil estão disponíveis online na Hemeroteca da Unesp, veja aqui.