domingo, 13 de maio de 2012

ÁRVORE DE COSTADO


Os antepassados estudados nessa pesquisa, em linha direta, estão enumerados e nomeados pelas duas Árvores de Costado colocadas nas próximas postagens, alguns familiares laterais também foram incluídos na pesquisa.

Mas o que é uma Árvore de Costado ?

É uma tabela de ascendência realizada do presente para o passado e obedece as normas do Sistema Ahnentafel que dispõe sobre a forma de numeração das gerações.

Foi criado por Stéphane Kekule von Stradonitz, um alemão do século XIX que divulgou e aperfeiçoou o denominado Método Sosa-Stradonitz.

Jerónimo Sosa, um erudito espanhol autor de "Noticia Histórica de la Gran Casa de los Marqueses de Villafranca" publicado em 1676, estabeleceu uma forma de numerar os antepassados que se tornou um método científico para construção das árvores de costados.

Seguindo estas normas, parte-se de um personagem que recebe o número 1 e seu ancestral masculino imediato será o número 2, sendo sua mãe o número 3 da tabela.

Portanto, o pai de um personagem da genealogia em estudo será encontrado multiplicando-se seu número por 2. Somando-se 1 a este número, o resultado corresponderá à mãe.

Essa é uma maneira simples e direta de se visualizar a linhagem de uma pessoa.