terça-feira, 21 de julho de 2015

SICULIANA



Siculiana é localizada na parte oeste da ilha da Sicília, tem cerca de 40 km² e atualmente cerca de 4.600 habitantes. Quando os nossos imigraram (1897) eram perto de 7.000.  

Lugar de achados arqueológicos datados do paleolítico, vestígios árabes (Suq-al-Jani significa mercado do João),  lugar mítico de gregos (a Camico do rei siciliano Cocalos), celeiro dos romanos (Siculi Janua, porto da Sicília). A construção mais antiga da cidade é o Castelo de Chiaramonte, do séc. XIV, construído sobre ruínas árabes, ao redor do qual se formou o feudo e a cidade. Leia mais aqui e aqui.


Prá quem não conhece (Eu !!!) eis o Castelo Chiaramonte,  que com certeza os Siggia e os Cosentino conheceram ....


Está vendo aquela pontinha do lado direito da foto panoramica (a segunda foto) ? É a Chiesa di San Leonardo Abate, em cujo interior se encontra a capela dedicada à Santa Cruz, padroeira da cidade. Provavelmente a igreja onde foram batizados Agnese e seus irmãos, os Siggia mais velhos,
alguns Cosentinos ..... (a confirmar).


Santuário Santíssimo Salvatore Crucifix (séc. XVII), para saber mais clique aqui.

Esses devotos italianos .... minha trisavó Calógera (mãe de Agnesa Siggia Capozzi) teve uma irmã com nome de Maria Crocefissa !!

Foto da Igreja daqui.


Em todo o caso, para saber mais sobre a cidade veja na Wikipedia, que também traz alguma coisa sobre os mafiosi. Siculiana é a cidade de origem do clã Cuntrera-Caruana da Máfia Siciliana (Cosa Nostra). Um pouco mais, leia aqui. Outras fotos da cidade aqui.

Um dos distritos de Siculiana, é a região costeira Siculiana Marina, veja algumas fotos aqui.


Fotos; daqui, da Wikipedia, daqui e daqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário