terça-feira, 29 de março de 2016

SCANDALE




Atualmente o município de Scandale (em Crotone) possui uma área de 54 Km², faz fronteira com as cidades de Rocca de Neto, Santa Severina, San Mauro Marchesato e Cutro. A cidade possui dois núcleos habitacionais, o primeiro e principal situado nas colinas a 350m. acima do mar e o outro chamado Corazzo (de 1950), situado no vale do rio Neto. Atualmente a cidade conta com 3.300 habitantes, na época em que Ernesto imigrou (perto de 1896) tinha 1.300.

As informações turísticas são poucas e difíceis de serem encontradas na web.

Comece sua visita pela parte nova de Scandale, Na via Nazionale, procure o monumento aos caídos nas duas guerras mundiais, que contém nas suas laterais o nome dos soldados mortos. O monumento é de 1961. Para saber mais clique aqui.


Na parte velha da cidade,  o vecchio borgo será o seu melhor passeio. Ele manteve as características das antigas aldeias do século XVII com ruas estreitas e íngremes ... o casario não está bem preservado, com várias casas abandonadas e vazias.

Scandale, em amarelo a parte antiga


Chiesa dell'Addolorata (Chiesa di Maria Santissima dell'Addolorata) foi recém-restaurada e remonta à segunda metade do séc. XVI. Dentro pode-se admirar uma bela estátua da Madona chorando Jesus morto e dois altares em mármore policromado em estilo barroco. Localizada na Piazza San Francesco d'Assisi, mesma praça do Palazzo Drammis. Na capela, ao pé do altar, tem uma placa em mármore onde se lê "A devozione del Barone Drammis, AD 1900", provavelmente por algum membro da família ter escapado à morte. Para saber mais leia aqui e aqui.


Na mesma praça da igreja, do outro lado, está o Palazzo Drammis. Sobrado com entrada principal em arco e moldura retangular. No segundo andar, varandas com guarda-corpo em ferro forjado e com frontões triangulares.



Consta que o edifício foi construído no séc. XVIII. "Apresenta afrescos  ... O piso térreo era antigamente usado como celeiro e adega ....  inclui ainda uma entrada com um majestoso hall  encimado por um portal de madeira e numerosas salas atualmente usadas para depósito. Uma ampla escadaria leva ao primeiro andar, onde pode-se admirar a sala de jantar, decorada ao estilo do séc. XVIII, o terraço com vista para a praça, cozinha, despensa e quartos. ... Na parte térrea ... encontrava-se um terreno  de cerca de 3.000 m², contendo um pomar com oliveiras ..."  Daqui

A Parocchia di San Nicola Vescovo (a igreja Matriz), do séc. XVII, o edifício está sobre uma balaustrada de pedra, levantada acima do solo. A porta em arco arredondado é decorada com pedra lapidada e um brasão. Emoldurada por um frontão finamente trabalhado, caracterizado por duas pilastras caneladas com capitéis coríntios. Acima da entrada um vitral com a imagem do bispo San Nicolo, o padroeiro da cidade. No seu interior uma belíssima pia batismal bizantina da antiga Diocese  Leonia. Foto daqui



Com algum valor arquitetônico, pode-se admirar, ainda, os antigos Palazzo Baronale di Gaudioso e  o Palazzo Orsini (Não encontrei fotos, nem a localização !!!!).

Para ver fotos do entorno de Scandale, clique aqui.

Quer almoçar numa antiga propriedade dos Drammis ? Antichi Sapori de Leonia é um restaurante rural, comida italiana, mediterrânea e orgânica. Esta localizado na antiga San Leone dos Drammis. Para saber mais, veja aqui no Tripadvisor.


A culinária regional caracteriza-se pela massa caseira (eba !!!), como o covatelli (se você é calabrês, não chame cavatelli, receita aqui), uma massa curta aromatizada com molho de carne de porco ou o tagliarini com brodo de frango. 


Como segundo prato, pode-se optar por um delicioso agnello (cordeiro) ou capretto (cabrito) preparado com ervas aromáticas e azeite-de-oliva local. Por fim,  salames e queijos como o pecorino, caciocavallo e o scamorze defumado. Os doces típicos são a base de mel e farinha de castanhas. 

Acompanhando tudo isso um bom vinho calabrês. Para quem gosta de vinhos, uma sugestão de roteiro pela região está aqui.

"... Somos muitos Severinos,
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina ...."

E aposto que João Cabral nem conhecia,
essa Santa Severina ....



Santa Severina é uma pequena cidade, próxima de Scandale, cerca de 12 km, onde os Drammis se refugiavam ocasionalmente ... essa sim, uma cidade turística ...um dos borghi più belli d'Italia. Para saber sobre ela clique aqui e aqui.

Divirta-se !!

Fontes:

Crotone Turismo

Turismo em Scandale, aqui e aqui

Vinhos aqui e aqui

Algumas fotos postadas são daqui, outras do StreetView






Nenhum comentário:

Postar um comentário